top of page
azul color.gif
Preview_106_DV_800_600_edited.jpg
Preview_106_DV_800_600_edited.jpg

Davi e Golias 

Uma Aventura Gigante

Chris Quantum perde a coragem de tocar violão na frente de uma multidão. Superbook leva as crianças para conhecer outro garoto que teve que enfrentar seu próprio "gigante". Chris, Joy e Gizmo fazem amizade com o jovem David, que está levando pão para seus irmãos na linha de frente da batalha contra os filisteus. É quando David encontra o gigante Golias que Chris encontra a coragem de enfrentar seus próprios gigantes. (1 Samuel 16)

 

Assista aqui ou visite: www.br.superbook.cbn.com 

LIÇÃO:

Quando Deus está com você, você pode enfrentar qualquer tipo de gigante que se coloque em seu caminho!

A ESCOLHA DE DAVI PARA REI, FEITA POR SAMUEL, MOSTRA AQUILO QUE DEUS PROCURA EM UM LÍDER? 

O profeta Samuel teve que escolher um novo rei dentre os filhos de Jessé, em Belém. Ele realmente procurou escolher a pessoa que Deus desejava para essa tarefa. Em 1 Samuel 16:4-13, o Senhor deu a Samuel claras instruções sobre como encontrar o próximo rei de Israel. A chave está no meio do verso sete, em que Deus diz: "...(Eu) não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas Eu vejo o coração." Então, é o nosso coração que precisa ser justo diante de Deus. A única forma de termos um coração justo perante Deus é através do desenvolvimento de um relacionamento com Jesus.  1 Samuel 16:7

DE QUE FORMA UM GRANDE DESAFIO, COMO ENFRENTAR UM GIGANTE COMO GOLIAS, PODE SE TRANSFORMAR EM ALGO BOM? 

O Rei Saul e seu exército Israelita tinham um problema. O Filisteu Golias desafiou alguém para ir lutar contra ele. Os Israelitas ficaram tão amedrontados que fugiram. Foi apenas quando Davi se levantou contra Golias que o povo pôde ver que, uma vez que Deus estava ao seu lado, qualquer um deles que tivesse fé no Senhor, poderia ter derrotado Golias. Quando enfrentamos desafios na vida, devemos ter fé em Deus, e isso nos dará paz e alegria - e não medo, como teve o exército Israelita. Romanos 5:3 nos diz que "...também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência."

O QUE PODEMOS APRENDER COM AS RESPOSTAS DE DAVI ÀS ATITUDES DE SUA FAMÍLIA PARA COM ELE?

Davi era o 'irmãozinho' na sua família. Enquanto três dos seus irmãos estavam ouvindo o desafio de Golias, Davi estava em Belém cuidando das ovelhas do seu pai. Então Jessé deu a ele uma outra tarefa para fazer. Às vezes nós queremos fazer alguma coisa maior e melhor do que aquilo que estamos fazendo. É importante para Deus que nós sejamos fiéis até nas coisas mais comuns do dia-a-dia. Isso faz com que Deus nos confie coisas ainda maiores! Davi compreendeu isso, e ele agiu com responsabilidade ao deixar as ovelhas aos cuidados de outro pastor antes de sair para ver seus irmãos no campo de batalha. Aqui vão 3 instruções da Bíblia sobre relacionamentos familiares:

  • Filhos, obedeçam seus pais porque vocês pertencem ao Senhor, e obedecer é a coisa certa a se fazer (Ephesians:6:1-2a).

  • Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Em vez disso, mantenha-os em disciplina e na instrução que vêm do Senhor (Ephesians:6:4).

  • Amem o próximo com afeto genuíno e tenham prazer em honrar uns aos outros. Vivam em harmonia com o próximo (Romans:12:10,16a).

COMO AS EXPERIÊNCIAS PASSADAS DE DAVI O AJUDARAM NO FUTURO?

Os irmãos de Davi olhavam pra ele com certo desprezo, pois ele era "pequeno" e jovem. Quando Davi esteve perante o Rei Saul, a postura do Rei foi a mesma (1 Samuel 17:30-39). Isso poderia ter chateado algumas pessoas, mas Davi persistiu e falou sobre suas experiências do passado, pois desejava provar que ele não era tão jovem. Deus criou você de forma única, singular (Salmos 139), e Ele tem um plano e um propósito para sua vida (Jeremias 29:11). As experiências que você tem - tanto boas quanto ruins - são parte do plano de Deus, e vão fazer com que você se torne mais forte. As experiências passadas preparam você para o futuro, pois influenciam seu modo de pensar, sentir e agir. Davi experimentou a ajuda e a proteção de Deus no passado e ele usou esse conhecimento para ajudá-lo a confiar que Deus estaria ao seu lado também no futuro. Você pode fazer o mesmo. Assim como Davi, você também deveria focar em desenvolver e usar os seus dons e talentos de modo a se tornarem parte significativa da sua vida - e algo que Deus possa usar no futuro.

UMA CRIANÇA PODE APRENDER ALGUMA COISA COM A HISTÓRIA DE DAVI E GOLIAS?

A gente pode até não enfrentar gigantes como Golias na vida, mas talvez a gente tenha medos ou problemas que pareçam tão grandes quanto ele. Assim como Davi, nós podemos nos apoiar na força de Deus para nos ajudar a sermos vitoriosos. Você + Deus serão SEMPRE maiores que qualquer dos seus inimigos ou desafios. Davi sabia e admitiu que ele não poderia lutar contra Golias com suas próprias forças. Ele se apoiou no poder do Senhor. Ele disse: "Hoje mesmo o SENHOR Deus entregará você nas minhas mãos". E
também declarou: "...o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um
Deus" (1 Samuel 17:46). Ele manteve o foco em Deus e não em si mesmo. Ele não ficou com a glória por ter derrubado um gigante - Davi deu toda a glória ao Senhor. Quando enfrentamos desafios, devemos nos focar na força e no poder de Deus e louvá-lo quando Ele nos ajuda (Salmos 44:7-8).

Preview_107_DWL_edited.jpg
Preview_107_DWL_edited.jpg

Rugido

Daniel na cova dos leões

Chris vive o desafio moral de "fazer a coisa certa", quando um garoto pequeno, Tommy, é assediado por um colega do Parque de Skate, chamado Barry. O SUPERBOOK leva as crianças para uma aventura em que conhecem Daniel e o Rei Dario na terra da Babilônia. Durante esta aventura, Chris aprende que, não importa quão difícil seja a situação, se você decide fazer o que é certo, Deus estará ao seu lado. (Daniel 6)

 

Assista aqui ou visite: www.br.superbook.cbn.com 

LIÇÃO:

Defenda aquilo que é certo, aquilo em que você acredita, não importa quão difícil possa parecer.

DE QUE FORMA PODEMOS APRENDER COM DANIEL COMO FAZER O QUE É CERTO?

Em Daniel 1:8, nós lemos que "Daniel resolveu que não iria ficar impuro." Nós tomamos decisões de acordo com aquilo que cremos ser certo. Por isso, é importante saber em quais coisas nós acreditamos e por qual motivo acreditamos nelas. E, lendo a Bíblia, você vai saber em que coisas deve acreditar. A Bíblia diz que "toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. " (2 Timóteo 3:16).

COMO DANIEL EXEMPLIFICOU O CARÁTER DIVINO?

Em Daniel 6:4, nós lemos que os oficiais não puderam encontrar razão alguma para criticar Daniel. Ele era fiel, honesto e sempre responsável. Deus olha o coração do homem (1 Samuel 16:7), e é o caráter que conta pra Ele. Deus nos chama para uma vida de santidade (1 Pedro 2:13-16), e nos ordena a mostrar os frutos do Espírito (Gálatas 5:22-26) em nossas vidas. Alguns dos valores divinos que Daniel mostrou são fidelidade, responsabilidade e confiabilidade (Daniel 6:4). Ele também era agradecido e orava de maneira consistente (Daniel 6:10).

COMO A VIDA DE DANIEL NOS MOSTRA QUE DEVEMOS NOS LEVANTAR E AGIR EM PROL DAQUILO QUE ACREDITAMOS?

Em Daniel 6:10, lemos que "quando Daniel soube que o rei tinha assinado a ordem (que dizia que só era permitido orar ao rei), voltou para casa. No andar de cima havia um quarto com janelas que davam para Jerusalém. Daniel abriu as janelas, ajoelhou-se e orou, dando graças ao seu Deus. Ele costumava fazer isso três vezes por dia." Isso não é impressionante? Daniel confiava tanto em Deus que ele fez exatamente o que Deus lhe pediu para fazer, mesmo quando as coisas estavam difíceis! Nossas ações vão falar por nós. Nós também precisamos confiar em Deus e nos posicionar por aquilo que acreditamos, mesmo se as circunstâncias forem difíceis. O Espírito Santo também vai nos ajudar durante esses tempos difíceis.

A VIDA DE DANIEL É UM BOM EXEMPLO SOBRE COMO DEVEMOS ORAR? 

Claro que sim. Em Daniel 6:10, nós lemos que Daniel se ajoelhou "e orou, dando graças ao seu Deus. Ele costumava fazer isso três vezes por dia." Bom, três vezes ao dia não é nenhum número mágico, mas fica claro pra nós que, para Daniel, orar (passar tempo conversando com Deus) era algo muito importante. A comunicação com Deus era um valor em sua vida. Era também uma disciplina - ele orava todos os dias, regularmente. Para crescermos como cristãos, nós precisamos fazer da oração, da leitura da Bíblia e do devocional diário, uma disciplina para todos os dias. Uma vez que Daniel mantinha um forte relacionamento com Deus, ele foi rápido em levar seu pedido ao Senhor quando estava em perigo.

COMO A VIDA ÍNTEGRA DE DANIEL AFETOU AS OUTRAS PESSOAS?

Daniel era um homem íntegro e essa qualidade influenciou pessoas e nações. Em Daniel 6:25-26, o Rei Dario enviou uma mensagem a pessoas de todas as raças, nações e línguas por todo o mundo. Ele falou às pessoas para respeitarem e temerem o Deus de Daniel, o Deus vivo que faz milagres e cujo reino jamais será destruído. A integridade de Daniel teve um efeito cascata. Da mesma forma, nossa integridade também pode influenciar as pessoas à nossa volta. Lembre-se, Deus vai capacitá-lo para viver uma vida íntegra. (Daniel 6:25-26; Atos 1:8)

Preview_Jesus-heals_edited.jpg
Preview_Jesus-heals_edited.jpg

Milagres de Jesus

Quando Chris começa a acreditar que o mágico Miraculo "Fazedor de Milagres", possui poderes reais, o Superbook leva as crianças à Galileia dos tempos bíblicos, onde Jesus está realizando verdadeiros milagres, como curar um aleijado, acalmar a tempestade no mar e expulsar demônios de um homem possesso. Durante esta aventura recheada de milagres, Chris passa a entender que o poder para realizar milagres verdadeiros vêm somente de Deus. (Marcos 2)

 

Assista aqui ou visite: www.br.superbook.cbn.com 

LIÇÃO:

Milagres de verdade vêm somente de Deus.

COMO PODEMOS ACREDITAR QUE JESUS TEM O PODER PARA NOS AJUDAR E NOS CURAR?

Uma coisa é acreditar com a nossa mente que Jesus tem poder para ajudar e curar. Outra coisa é realmente acreditar nisso e confiar que Ele vai ajudar e vai curar. A Bíblia nos ensina que devemos pedir a Jesus aquilo que precisamos, e devemos ter fé que Ele irá ouvir e responder às nossas orações. Em Mateus 7:7, lemos que Jesus disse: "Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão." E em 1 Pedro 2:24, Pedro nos diz que Jesus  "...levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos uma vida correta. Por meio dos ferimentos dele vocês foram curados."

POR QUE VOCÊ DEVE LEVAR PESSOAS ATÉ JESUS?

André levou seu irmão, Simão, para conhecer Jesus. Ambos seguiram Jesus e Simão se tornou Pedro ("a rocha"), um líder da igreja primitiva. Os quatro amigos levaram o homem paralítico até Jesus e, porque ele foi curado, as pessoas ficaram maravilhadas - e começaram a louvar a Deus. Jesus convida todas as pessoas para irem até Ele: "Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e Eu lhes darei descanso" (Mateus 11:28). Jesus também oferece cura, perdão e a vida eterna. Que ótimas razões para nos ajudar a levar pessoas até Jesus!

POR QUE DEVEMOS TER FÉ E CONFIAR EM JESUS? 

Jesus, o Filho de Deus, é Todo-poderoso. Ele deseja que você não tenha medo, mas tenha fé. Em João 14:1, Jesus diz: "Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim." O Rei Davi, que enfrentou muitos desafios, escreveu: "Quando estou com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-Poderoso. Confio em Deus e O louvo pelo que Ele tem prometido. Confio nEle e não terei medo de nada." (Salmos 56:3-4). Não importa o que você esteja enfrentando, Jesus promete estar com você, sempre. Coloque sua confiança nEle e deixe que a Sua paz acalme você, assim como Ele acalmou os ventos e as ondas.

POR QUE VOCÊ DEVE FALAR AOS OUTROS SOBRE JESUS?

Os milagres que Jesus fez nos mostra que Ele é Todo-poderoso. Ele tem poder tanto no mundo físico quanto no mundo espiritual. Jesus veio à terra para revelar Deus a todos nós. Ele nos mostrou que o caminho de volta a Deus e que leva à vida eterna tem início a partir do entendimento de que somos pecadores, e então confessamos os nossos pecados e acreditamos que Jesus morreu na cruz por nós. Este é o Evangelho das Boas Novas. Como aquele homem que estava possuído pelo diabo e que Jesus ajudou, você também pode ir aos outros e compartilhar as "grandes coisas que Jesus tem feito" em sua vida.

POR QUE VOCÊ DEVE ACREDITAR E VIVER DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS?

Em Tiago 2:17 nós lemos que "...a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta." Você precisa não apenas ouvir e acreditar na Palavra de Deus, mas viver segundo a Palavra de Deus e mostrar os frutos do Espírito em sua vida diária. Ao mostrar amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio, "a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu" (Mateus 5:16).

WP_Preview_Encounter-GTD_edited.jpg
WP_Preview_Encounter-GTD_edited.jpg

Quando um adolescente delinquente entra na vida de Chris e Joy, eles não veem nenhuma chance dele mudar de comportamento. Porém, o Superbook leva nossos heróis numa jornada em que eles encontrarão o sinistro Saulo de Tarso. Ao observar a dramática mudança na vida de Saulo, as crianças voltam pra casa com a esperança renovada, pois com Deus, as grandes mudanças são sempre possíveis. Atos 9

 

Assista aqui ou visite: www.br.superbook.cbn.com 

A Estrada Para Damasco

A conversão de Saulo

LIÇÃO:

Não importa quão mau você seja ou o que você tenha feito, Deus pode ajudá-lo a mudar.

COMO ESTEVÃO OBTEVE PODER PARA COMPARTILHAR SOBRE O AMOR DE DEUS ATÉ MESMO COM AQUELES QUE O MATARAM?

Estevão havia recebido o Espírito Santo, pois era um seguidor de Jesus. Antes de Jesus subir aos céus, Ele prometeu aos Seus seguidores que eles receberiam o Espírito Santo, que lhes daria poder para falar a respeito de Jesus em todos os lugares. Essa promessa se cumpriu em Pentecostes. Os discípulos mudaram, tornando-se pessoas de poder. Todos os cristãos têm o poder de Deus. E você também tem, se for um seguidor de Jesus!

COMO A VIDA DE PAULO MOSTRA QUE SEGUIR JESUS PODE CONDUZIR AO SOFRIMENTO?

Bem, existem duas maneiras. Antes de Paulo se tornar um seguidor de Cristo, ele era uma pessoa que perseguia os cristãos. Depois de começar a seguir Jesus, ele passou a ser uma pessoa que era perseguida por sua fé. Ser um cristão garante a você um futuro eterno com Deus no céu, mas isso não garante uma vida sem dificuldades ou perseguição aqui na terra. Os primeiros cristãos sofreram grande perseguição por acreditarem em Jesus Cristo, o Filho de Deus. E Ele mesmo foi preso, apanhou e foi morto numa cruz. Você pode não experimentar o tipo de perseguição que ameace a sua vida, mas talvez veja pessoas rindo de você, deixando-te fora do círculo de amigos, evitando-te, zombando ou implicando com você, porque é um seguidor de Jesus. Jesus disse, "Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas."

DE QUE FORMA A HISTÓRIA DA CONVERSÃO DE PAULO NOS MOSTRA QUE PRECISAMOS SEGUIR JESUS E NÃO UMA RELIGIÃO?

Algumas pessoas estão tão envolvidas com a religião que não conseguem ouvir o que Jesus está lhes dizendo. Saulo era zeloso e sincero seguidor das leis e costumes religiosos. Contudo, Jesus o encontrou no caminho para Damasco e Saulo aprendeu que em vez de seguir a religião, ele deveria seguir Jesus. Seguir Jesus significa ter um relacionamento pessoal com Ele, e não simplesmente seguir um conjunto de regras e regulamentos.

DE QUE FORMA A HISTÓRIA DA CONVERSÃO DE PAULO NOS MOSTRA QUE PRECISAMOS SEGUIR JESUS E NÃO UMA RELIGIÃO?

Algumas pessoas estão tão envolvidas com a religião que não conseguem ouvir o que Jesus está lhes dizendo. Saulo era zeloso e sincero seguidor das leis e costumes religiosos. Contudo, Jesus o encontrou no caminho para Damasco e Saulo aprendeu que em vez de seguir a religião, ele deveria seguir Jesus. Seguir Jesus significa ter um relacionamento pessoal com Ele, e não simplesmente seguir um conjunto de regras e regulamentos.

COMO A VIDA DE ANANIAS MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA?

Imagine se Ananias não tivesse obedecido a instrução de Deus para "Ir!" Saulo não teria se tornado um crente, e a mensagem do Evangelho não teria sido levada aos "não-judeus, aos reis e ao povo de Israel." (Atos 9:15) Saulo, que depois teve o nome mudado para Paulo, não teria escrito as diversas cartas que fazem parte do Novo Testamento. Ananias ouviu - e obedeceu. Por causa disso, a história mudou. Quando Deus te der uma instrução, obedeça!

COMO A HISTÓRIA DA CONVERSÃO DE PAULO PODE ENCORAJAR AQUELES QUE ACHAM QUE SÃO MUITO MAUS PARA SE TORNAREM CRISTÃOS?

Deus quer que você O siga e não que vá pelo seu próprio caminho. Ele pode te ajudar a mudar de direção. Ele também pode ajudá-lo a mudar qualquer coisa que precise ser mudada em sua vida para trazer honra a Ele; e isso pode ser as suas crenças, seus pensamentos, suas atitudes, seus hábitos e suas ações. Saulo mudou completamente a sua vida através do poder de Deus. Deus pode ajudar você a mudar também!

Preview_AbrIsaac_Trust_edited.jpg
Preview_AbrIsaac_Trust_edited.jpg

Chris está entusiasmado, pois ele ganhou o HoloStation 4, um sistema holográfico de jogos que é a sensação do momento! Mas Chris começa a sentir uma pontada de culpa quando ouve que um garoto doente, que está no hospital, gostaria de ter um jogo desses. É preciso a ajuda do SUPERBOOK para fazer Chris mudar depois que ele se encontra com Abraão e Isaque. Através da obediência de Abraão a Deus, Chris aprende que devemos colocar o Senhor em primeiro lugar, acima de todas as outras coisas (até mesmo do Holostation 4) e, assim, tudo o mais vai dar certo.

 

Assista aqui ou visite: www.br.superbook.cbn.com 

O Teste

Abraão e Isaque

LIÇÃO:

Coloque Deus em primeiro lugar, acima de todas as coisas.

COMO A VIDA DE ABRAÃO MOSTRA QUE DEUS QUER ABENÇOAR VOCÊ? 

Deus prometeu a Abrão (Abraão) terras, um filho e muitos descendentes. Deus encorajou Abrão ao mostrar a ele as estrelas do céu. Assim como as estrelas, os descendentes de Abraão seriam muitos e não seria possível contá-los. Deus é um Deus amoroso e generoso que deseja abençoar o Seu povo. Ele promete proteger você e o encoraja a não ter medo. Quando Deus abençoa você, é para que você também seja bênção para os outros.

QUE LIÇÕES PODEMOS APRENDER COM ABRAÃO E SARA QUE TIVERAM UM BEBÊ QUANDO JÁ ERAM "MUITO VELHOS" PARA TEREM BEBÊS?

Não há nada tão difícil que Deus não possa realizar. Quando você entende que Deus é o Criador de todas as coisas, que Ele é Todo-poderoso e que Ele é "grande e poderoso, glorioso, esplêndido e majestoso" (1 Crônicas 29:11), faz todo o sentido que nada seja tão difícil para o Senhor realizar (Gênesis 18:14, Jeremias 32:17) e que "para Deus nada é impossível (Lucas 1:37). Nada! Absolutamente nada!

COMO PODEMOS DESENVOLVER UM RELACIONAMENTO SEMELHANTE AO QUE ABRAÃO TINHA COM DEUS?

Deus ofereceu como presente a Abraão uma amizade especial, um relacionamento com ELE! É isso mesmo: uma amizade especial com o PRÓPRIO DEUS! Um presente que duraria para sempre. Adão e Eva mancharam seu relacionamento com Deus quando pecaram. O resultado é que “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus (Romanos 3:23). Quando você confessa o seu pecado e aceita Jesus como Salvador, seu relacionamento com Deus, o Pai, é restaurado. “O salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.” (Romanos 6:23). Você se torna um filho de Deus e tem a vida eterna. Seu relacionamento com Deus é para sempre!

O QUE A VIDA DE ABRAÃO NOS MOSTRA QUE DEVE SER MAIS IMPORTANTE PRA NÓS?

Nós aprendemos com Abraão que devemos colocar Deus em primeiro lugar, antes de qualquer coisa. Deus estava no topo da lista de Abraão. Ele tinha fé em Deus e confiava nas promessas de Deus. Ele obedeceu a Deus e O colocou em primeiro lugar, acima de qualquer outra coisa - até mesmo acima do amor que tinha por Seu único filho. Em 1 Samuel 15:22, Deus diz que "obedecer é melhor que sacrificar.” Jesus disse, “Ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e Ele lhes dará todas essas coisas.” (Mateus 6:33). Em outras palavras, coloque Deus em primeiro lugar, acima de todas as coisas.

A EXPERIÊNCIA DE ABRAÃO COM ISAQUE NOS MOSTRA QUE DEUS VAI PROVER PARA NÓS?

Com certeza! Algumas vezes nós ficamos em situações em que pensamos que nada nem ninguém poderá nos tirar delas. Mas Deus é um provedor - e quando nós O obedecemos, Ele sempre tem um plano. Deus providenciou um cordeiro para o sacrifício de Abraão. E o cordeiro substituiu o único filho de Abraão. Esta é uma "figura" para nós de como Deus providenciou salvação para os pecadores. Foi através da morte sacrificial de Seu Único Filho, Jesus (o Cordeiro de Deus), na cruz. Jesus é o Presente Perfeito de Deus para você. Leia João 3:16. Substitua as palavras "o mundo" e "todo aquele" pelo seu próprio nome.

1519050004001_3976066711001_103-DVD-Cove
1519050004001_3976066711001_103-DVD-Cove

No quintal da família Quantum, durante uma guerrinha de água, acidentalmente Joy molha os mecanismos de funcionamento do Gizmo e ele para de funcionar direito. Por causa disso, Chris ficou muito bravo com a Joy e disse que ele nunca a perdoaria. O SUPERBOOK entra em cena e leva as crianças de volta para os dias de Esaú e Jacó. Os dois irmãos competem em muitas coisas, mas quando Esaú desiste do seu direito de irmão mais velho e Jacó engana seu pai e consegue a bênção, eles se distanciam por muitos e muitos anos. Quando Jacó finalmente vai até Esaú e o coração de seu irmão decide perdoá-lo, Chris entende a dica e também perdoa Joy. Gênesis 25:19

 

Assista aqui ou visite: www.br.superbook.cbn.com 

Esaú e Jacó

O direito de nascença roubado

LIÇÃO:

Quando você erra com alguém, busque o perdão.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A SINGULARIDADE DE DUAS PESSOAS COMO JACÓ E ESAÚ?

Não é impressionante como duas pessoas não podem ter as mesmas impressões digitais? Deus criou cada um de nós como indivíduos únicos. Mesmo antes de você nascer, Deus sabe tudo sobre você (Salmos 139:13-16). Celebre a diversidade, aceite as diferenças entre as pessoas e agradeça a Deus por aquilo que faz de você uma pessoa única.

COMO A HISTÓRIA DE ESAÚ E JACÓ MOSTRA QUE AS NOSSAS AÇÕES TÊM CONSEQUÊNCIAS?

Todas as ações têm consequências, sejam elas grandes ou pequenas, positivas ou negativas, de curta ou longa duração. “Se …então” é um princípio de “causa e efeito” da vida, o qual podemos ver por toda a Bíblia. No começo, as ações de Adão e Eva tiveram consequências que ainda hoje afetam todos os seres humanos - inclusive você. Suas ações afetam não apenas você, mas os outros também. Tente pensar nas possíveis consequências antes de você agir.

COMO A VIDA DE JACÓ NOS MOSTRA QUE NÃO PODEMOS FUGIR DE DEUS?

Naqueles dias, as pessoas acreditavam que seus deuses estavam somente nos lugares onde viviam. Porém, Jacó aprendeu que o Senhor Deus está em todos os lugares. Enquanto fugia do seu irmão, seu sonho o fez entender que Deus ainda estava com ele. Você pode fugir das pessoas, mas é impossível fugir ou se esconder de Deus. Deus prometeu estar sempre com você.

VOCÊ DEVE BUSCAR O PERDÃO QUANDO TIVER OFENDIDO ALGUÉM?

Deus é rápido em nos perdoar - mas nós não somos assim tão rápidos para perdoar os outros. A Bíblia nos ensina que Deus é um Deus perdoador. Quando buscamos o Seu perdão, Ele promete nos perdoar (1 João 1:9). Quando esteve aqui na terra Jesus falou muito sobre o perdão e deu ênfase à importância de se perdoar o próximo. Jesus disse: “Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês” (Lucas 6:37). Ele também nos alerta sobre as consequências da falta de perdão, assim como podemos ver na parábola do Empregado Mau (Mateus 18:23-35). A parábola do Filho Pródigo (Lucas 15) enfatiza o arrependimento, mas também ilustra como precisamos nos esforçar e procurar pelo perdão quando tivermos ofendido alguém.

COMO O PERDÃO PODE SER UM PRESENTE?

O perdão é um presente que você pode dar ou receber. É um presente que liberta você do medo, da amargura e até mesmo da vingança. A Bíblia ensina que devemos "ser bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoar uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, nos perdoou.” (Efésios 4:32) Jesus nos dá uma séria advertência sobre não perdoar: “Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês.” (Mateus 6:14-15) Coloque esse alerta no seu coração. Como acontece com qualquer presente, é você quem decide se vai dar ou se vai reter o perdão.

Preview_101_GAE_edited.jpg
Preview_101_GAE_edited.jpg

Quando Chris desobedece seu pai e vai xeretar o laboratório Quantum para ver a última invenção do Professor, ele causa um acidente que quase destrói o trabalho ultra-secreto que estava sendo feito. Chris está aterrorizado e não sabe o que vai dizer ao seu pai. O SUPERBOOK intervém e leva nossos três heróis numa jornada para testemunhar a queda de Lúcifer e sua transformação em Satanás durante a batalha travada no céu. Gênesis 1:1

 

Assista aqui ou visite: www.br.superbook.cbn.com 

No Começo

A História da Criação

LIÇÃO:

Aprenda a obediência, pois existem consequências para suas ações.

O QUE "O ORGULHO LEVA A PESSOA À DESTRUIÇÃO" SIGNIFICA? O QUE ISSO TEM A VER COM SATANÁS?

Lúcifer era um belo anjo que foi orgulhoso, vaidoso e egoistamente ambicioso. Ele queria ser como Deus. Ele planejou uma rebelião entre os anjos e uma enorme batalha aconteceu no céu. O resultado? Satanás foi banido do céu (Isaías 14:12-15). Hum... Ele se deu mal. Lúcifer se tornou o que nós chamamos de "o anjo caído" ou Diabo ou Satanás. Em sua vida, você precisa estar alerta com suas próprias ações e atitudes. A Bíblia nos adverte sobre ter ambições egoístas (Gálatas 5:20), e nos encoraja a demonstrar o fruto do Espírito em nossas vidas. Obedeça a Deus e, assim, a frase “o orgulho leva a pessoa à destruição" (que está escrita em Provérbios 16:18), não vai se tornar real em sua vida.

NÓS PODEMOS SER CRIATIVOS COMO DEUS?

A resposta é sim e não! Ficou confuso? Bem, nós fomos criados à imagem de Deus. Uma vez que DEUS é o Criador, nós também temos habilidades criativas. Uma grande diferença é que, seja o que for que criemos, vamos criar a partir de algo que já existe. A Bíblia nos diz que Deus criou coisas a partir do nada - Ele criou o universo e tudo o que nele existe apenas falando. Deus disse: “Haja luz" (Gen 1:3), e “Façamos...” (Gênesis 1:26) – e então passou a EXISTIR. A Bíblia nos ensina que Deus o Pai, Deus o Filho, e Deus o Espírito Santo (a Trindade ou Deus Triuno), estavam presentes desde o começo da Criação (Gênesis 1:1).

ADÃO E EVA PODERIAM TER OBEDECIDO A DEUS E DEIXADO DE COMER DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO?

Deus deu a Adão e Eva duas regras para seguir: Eles podiam comer de qualquer fruto que havia no jardim, mas não podiam comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:16). Adão e Eva escolheram obedecer a Deus, até que caíram na tentação da serpente. Deus colocou Adão e Eva num mundo lindo, deu a eles instruções claras e a liberdade de seguir (ou não) as regras. Quando Eva foi tentada por Satanás, ela poderia ter dito 'não'. Mas Adão e Eva escolheram desobedecer a Deus e fazer o que eles mesmos queriam. Todos nós precisamos aprender sobre obediência: escolher resistir às tentações e obedecer a Deus. Deuteronômio 11:26-28 enfatiza esta escolha. A mensagem do Senhor é esta: "Hoje vou deixar que vocês escolham se querem bênção ou maldição. Vocês receberão a bênção se obedecerem às leis do SENHOR, nosso Deus, que estou dando a vocês hoje. Ou receberão a maldição, se não obedecerem às suas leis, mas rejeitarem os mandamentos que eu lhes estou dando hoje e adorarem outros deuses que vocês não conheciam."

COMO A HISTÓRIA DE ADÃO E EVA NOS MOSTRA QUE AS AÇÕES TÊM CONSEQUÊNCIAS? 

Adão e Eva desobedeceram a Deus. E quando Deus perguntou o que havia acontecido, Adão culpou Eva e depois Eva culpou a serpente. Eles pecaram e houve consequências para suas ações. Essas consequências incluem a quebra do relacionamento com Deus. Quando você lança uma pedra num lago, ela cria uma ondulação após a outra, e gera ondas bem maiores que a própria pedra. Essa é uma consequência. Uma consequência é um resultado ou um efeito. Todas as ações têm consequências, sejam boas ou ruins, dependendo da ação. Existem muitos exemplos na Bíblia em que podemos ver as consequências em ação - algumas vezes para o bem e outras vezes não tão bem assim. (Se…então…)

 

  • Gênesis 3:3 - “Se fizermos isso (comermos da fruta), morreremos."

  •  Êxodo 20:12 - Se você respeitar seu pai e sua mãe, você viverá muito tempo.

  • Deuteronômio 6:3 - "...tenha o cuidado de cumprir a lei de Deus ...então ...tudo correrá bem para vocês."

  • 1 João 1:8 - “Se dizemos que não temos pecados, (então) estamos nos enganando, e não há verdade em nós."

  • 1 João 1:9: “Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele cumprirá a Sua promessa e fará o que é correto: Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade."

  • Romanos 6:23 - Se você pecar, a consequência será a morte. Se você aceitar Jesus como seu salvador, então você receberá a vida eterna.

COMO A HISTÓRIA DE ADÃO E EVA PODE TER UM FINAL FELIZ?

Depois que Adão e Eva desobedeceram a Deus, Ele os enviou para fora do Éden e fez isso de forma que eles não pudessem mais voltar (Gênesis 3:22-24). Já sei o que você deve estar pensando: Esta história termina mal. Mas a história de Adão e Eva não termina aqui. O plano de Deus para eles revela perdão e esperança. A Bíblia nos ensina que Deus tem um plano (uma esperança e um futuro) para toda a humanidade - e isso inclui VOCÊ, pessoalmente. Deus tem um plano pra sua vida também (Jeremias 29:11).

Você não está feliz porque Deus tem planos para o futuro? O pecado separa você de Deus, mas Deus sempre teve um plano pra você. De Gênesis a Apocalipse nós lemos sobre o plano de salvação elaborado por Deus. No Velho Testamento existem muitas 'figuras', referências ou histórias que apontam para Jesus.

 

  • Quando Deus falou com a serpente, Ele se referiu à vitória de Cristo sobre Satanás, através da morte de Jesus na cruz: "Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela" (Gênesis 3:15, NTLH).

  • Quando Deus fez roupas de pele de animal para Adão e Eva, entendemos que isso apontava para Jesus, o Cordeiro de Deus, que morreu para nos salvar.

  • Você já pensou sobre a Arca de Noé como representação da salvação através de Jesus (Gênesis 6, Hebreus 11:7)? Ou Jonas que ficou três dias no ventre do grande peixe antes de ser liberto (Jonas 1:17, Mateus 12:40)?


O plano de Deus para sua vida envolve perdão (João 3:16, 1 João 1:9) e dá "esperança e futuro" (Jeremias 29:11).

Preview_108_JJM_edited.jpg
Preview_108_JJM_edited.jpg

O Natal comercial está reinando soberano na casa Quantum. Depois que Chris comentou que a cena do nascimento de Jesus era apenas mais um tipo de decoração, assim como as renas ou papai Noel, o Superbook leva os nossos heróis para uma jornada em que vão descobrir o verdadeiro significado do Natal! Lucas 1:26

 

Assista aqui

ou visite: www.br.superbook.cbn.com 

O Primeiro Natal

O Nascimento De Jesus

LIÇÃO:

O Verdadeiro Significado do Natal - A Promessa de Deus Está Cumprida!

ATRAVÉS DA VIDA DE MARIA, COMO PODEMOS SABER QUE DEUS CONHECE O NOSSO FUTURO?

A mensagem de Deus para Maria continha promessas maravilhosas que revelavam o conhecimento de Deus sobre o futuro. Ele revelou que seu filho, Jesus, seria grandioso e conhecido como Filho do Altíssimo, e ainda, que Ele reinaria eternamente. Ele também disse a ela que o reino de Jesus jamais terá fim e Ele será chamado Filho de Deus. Uma vez que Deus conhece o futuro, você pode confiar a Ele o seu futuro.

COMO A VIDA DE JOSÉ MOSTRA QUE DEUS NOS DÁ INSTRUÇÕES CLARAS?

Quando José descobriu que Maria estava grávida, ele quis fazer aquilo que pensava ser o melhor - terminar seu noivado discretamente. Mas Deus falou com ele num sonho e lhe deu claras instruções para seguir. Essas instruções eram contrárias aos costumes Judaicos; um "bom" homem como José, não se casaria com uma mulher grávida. E se tivesse um filho, daria um nome parecido com o seu (tipo José Júnior - afinal, é o que muitos pais fazem, não é mesmo?) Porém, a profecia de Isaías 7:14 deveria se cumprir: "Pois o Senhor mesmo lhes dará um sinal: Veja! A virgem ficará grávida de uma criança! a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel." Emanuel significa "Deus conosco". José fez o que Deus falou com ele em sonho - e o mundo recebeu seu Salvador também graças à obediência de José a Deus. Você pode confiar que, quando Deus lhe dá uma instrução (seja através da Sua Palavra, a Bíbla ou mesmo em sonhos), obedecê-lo é sempre o melhor caminho.

JESUS FEZ ALGUMA COISA ERRADA QUANDO ELE ERA PEQUENO?

Jesus era Deus em forma humana, então sabemos que Ele viveu uma vida completamente sem pecado. Então, sabemos que Ele não cometeu pecado algum quando era pequeno. Ele pode ter derramado leite sem querer, como qualquer criança pequena acaba fazendo - mas Ele nunca fez nada que fosse realmente um pecado.

QUAL PROFECIA FOI CUMPRIDA COM O NASCIMENTO DE JESUS? 

A profecia citada em Mateus 2:5-6 sobre o nascimento de Jesus vem de Miqueias 5:2, no Velho Testamento: "Eles responderam: Na cidade de Belém, na região da Judeia... o profeta escreveu o seguinte: 'Você, Belém, da terra de Judá, de modo nenhum é a menor entre as principais cidades de Judá, pois de você sairá o líder que guiará o meu povo de Israel.' Os homens sábios procuravam pelo Rei dos Judeus." Porém, Jesus é mais que isso - Ele é o Rei dos Reis (Apocalipse 19:16) e Seu Reino jamais terá fim (Lucas 1:33). Adore-o!

QUAIS FORAM AS BOAS NOVAS COMPARTILHADAS COM OS PASTORES?

O anjo disse aos pastores que as notícias do nascimento de Jesus eram boas novas que trariam alegria a TODAS as pessoas. Quando viram pessoalmente a verdade, os pastores imediatamente louvaram a Deus e foram contar aos outros. Nós também podemos passar adiante a mensagem que diz que "Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que TODO AQUELE que nEle crer não morra, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Louvado seja Deus por estas Boas Novas, que são para todos nós - inclusive VOCÊ!

Preview_Passing_Through_edited.jpg
Preview_Passing_Through_edited.jpg

Quando Chris e os outros conversam sobre sua aventura Superbook favorita, eles têm dificuldade em decidir qual aventura é a melhor. De repente, o Superbook aparece para levá-los à aventura de suas vidas. Eles experimentam, em primeira mão, Moisés liderando o povo para fora do Egito!

 

Assista aqui no ou visite: www.br.superbook.cbn.com 

Deixe me povo ir

A História Do  Êxodo

LIÇÃO:

Experimente uma das mais incríveis histórias da Bíblia!

COMO A VIDA DE MOISÉS NOS MOSTRA QUE DEUS PODE NOS USAR?

Deus pode usar você para ajudar outras pessoas. Moisés havia feito coisas erradas e estava cheio de desculpas. Mas Deus o preparou para a tarefa de liderar os Israelitas para fora do Egito. Como príncipe do Egito, ele aprendeu diversas habilidades de liderança. Quando ele fugiu para Midiã, Moisés passou anos aprendendo sobre a terra. Ele acabou levando o povo de Israel por esta terra. Deus também pode usar você para ajudar pessoas. Se existe alguma coisa que você pode fazer para Deus, ainda que pequena, não invente desculpas para não fazer. Ao invés disso, confie que Deus vai ajudar você a realizar a tarefa. Por exemplo, se você acha que Deus está dizendo para você falar com uma pessoa que está ficando isolada na escola, não invente a desculpa de que você é tímido ou que não conhece a pessoa o suficiente para falar com ela. Deus estará com você (Êxodo 4:12).

POR QUE DEUS DISSE QUE MOISÉS E ARÃO DEVERIAM TRABALHAR JUNTOS COMO UMA EQUIPE?

Muitas pessoas gostam de ser independentes e trabalhar sozinhas. O trabalho em grupo geralmente requer humildade, paciência e tolerância. Quando você faz parte de um time, você aprende a trabalhar com os outros (1 Coríntios 12:27). Compartilhando e trabalhando juntos, Moisés e Arão foram capazes de realizar coisas maiores (Romanos 12:4-5). Lembre-se de colocar Deus como o líder do seu time, da sua equipe.

O QUE PODEMOS APRENDER COM A TEIMOSIA DE FARAÓ?

Deus falou com Faraó através de Moisés e Arão, mas Faraó se recusou a ouvir. Isso fez com que Faraó sofresse. Os Israelitas deram ouvidos à promessa de Deus, que os livraria do Egito (Êxodo 6:6-8). E assim Deus fez. Deus deu aos Israelitas tanto um aviso quanto uma promessa: “Se vocês prestarem atenção no que eu digo, se fizerem o que é certo e se guardarem os meus mandamentos, eu não os castigarei com nenhuma das doenças que mandei contra os egípcios. Eu sou o SENHOR, que cura vocês.” (Êxodo 15:26). Você pode confiar que Deus vai fazer o que Ele diz. Você também pode acreditar em todas as suas promessas e advertências escritas na Bíblia. Quando Deus fala, ouça com atenção.

O QUE AS INSTRUÇÕES DE DEUS AOS ISRAELITAS NOS ENSINAM?

As instruções de Deus nos ensinam a fazer o que é certo. Na Bíblia, Deus dá a você advertências e instruções para viver corretamente (2 Timóteo 3:16). Por exemplo, Deus adverte você contra a idolatria (Êxodo 20:3-5), a fofoca (Provérbios 20:19), dizer palavrões (Efésios 4:29) e falar mentiras (Provérbios 6:16-19). Ele o instrui a amá-Lo de todo o coração (Mateus 22:37), a ser bom e perdoar as pessoas (Efésios 4:32), e a amar ao próximo como você ama a si mesmo (Mateus 22:38). Quando seguimos as instruções de Deus, também mostramos nosso amor por Ele (João 14:23). E é muito importante saber: Deus promete nos ajudar a segui-Lo. O Espírito Santo de Deus vive em você e pode ajudá-lo todos os dias (John:14:16, Ezekiel:36:26-27, Philippians:2:13).

COMO DEVEMOS LIDAR COM SITUAÇÕES APARENTEMENTE IMPOSSÍVEIS COMO A DE MOISÉS NO MAR VERMELHO?

Confie em Deus mesmo quando tudo parece impossível. Os Israelitas estavam passando por aquilo que parecia ser uma situação impossível. Eles estavam presos entre o Mar Vermelho e os soldados Egípcios. Contudo, Deus é o Deus do impossível. Ele resgata o Seu povo (Êxodo 15:2). Ele também deseja que você tenha fé ao invés de medo. Confie que Deus pode ajudar você em qualquer situação, não importa o quão difíceis ou impossíveis as coisas possam parecer.

WP_Preview_Moses-TenCommandments_0_edite
WP_Preview_Moses-TenCommandments_0_edite

A família Quantum, junto com Joy e Gizmo, está curtindo acampar quando Chris secretamente decide que será uma aventura maior se ele ignorar as regras que seus pais e os fiscais do parque estabeleceram. Seu flagrante desrespeito leva o Superbook a enviar nosso trio dinâmico numa viagem de volta no tempo, para que eles possam aprender que as regras existem para nos proteger - e não para deixar as coisas pouco divertidas! Êxodo 19

 

Assista aqui ou visite: www.br.superbook.cbn.com 

Os Dez Mandamentos

Moisés e a Lei

LIÇÃO:

As regras de Deus existem para nos ajudar e proteger.

COMO VOCÊ PODE CONFIAR QUE DEUS PROVERÁ O QUE VOCÊ PRECISA, ASSIM COMO ELE FEZ PELOS ISRAELITAS NO DESERTO?

Um dos nomes de Deus é Jeová Jiré, que significa "Deus proverá". Isto não significa que Deus vai dar tudo o que você quiser (Ele é Deus - não o gênio da lâmpada), mas Ele vai prover tudo o que você precisa. Deus promete prover para aqueles que O amam e O obedecem. Nós podemos confiar que Ele irá agir assim, pois Deus sempre cumpre as Suas promessas. Em Filipenses 4:19, o Apóstolo Paulo escreve: “E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que Ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam." Em vez de reclamar ou de ser exigente, confie em Deus para prover o que você precisa. Ele é sempre fiel!

DEUS REALMENTE TEM QUE SER O PRIMEIRO EM SUA VIDA?

Deus deu ao povo de Israel (e a nós) os Dez Mandamentos para ajudá-los e protegê-los. Os primeiros mandamentos são sobre o relacionamento de Deus com o Seu povo, tanto comunidades quanto indivíduos. "Colocar Deus em primeiro lugar" significa exatamente isso. Deus quer ser o número um na sua vida. Faça com que Ele seja a pessoa mais importante da sua vida. Quando perguntaram a Ele qual seria o maior mandamento, Jesus disse: "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente" (Mateus 22:37). Este é o foco principal dos mandamentos de Deus e dos ensinos de Jesus.

POR QUE É IMPORTANTE SEGUIR AS REGRAS DE DEUS?

Um trem que se mantém nos trilhos está livre para andar rápido e fazer aquilo que foi projetado pra fazer. Quando não há trilhos, os trens não podem ir a lugar algum. As regras de Deus para a vida são como os trilhos. Se nós as seguimos, experimentamos liberdade e plenitude, e vivemos de acordo com o que Deus planejou pra nós. Coloque Deus em primeiro lugar e siga Suas regras de vida.

O QUE VOCÊ PODE APRENDER COM A RESPOSTA DE ARÃO A MOISÉS, APÓS ELE TER FEITO O BEZERRO DE OURO?

Embora Arão tenha dito ao povo para lhe dar seus brincos de ouro, ele inventou desculpas e até mesmo mentiu para Moisés quando Moisés o confrontou. Ele não assumiu a responsabilidade pelos seus próprios atos. Os Israelitas ficaram impacientes e desobedeceram a Deus. As consequências desse pecado foram muito sérias. Contudo, Deus nos ama tanto que, em vez de simplesmente nos punir por nossas atitudes erradas, Ele criou um caminho para que nós pudéssemos ser perdoados - Jesus levou a punição pelas nossos pecados quando Ele morreu na cruz.
Você precisa assumir a responsabilidade por suas próprias atitudes e confessar o seu pecado. Deus prometeu perdoá-lo através de Jesus Cristo. Deus é um Deus de compaixão e misericórdia, que demora para se irar. E Ele é repleto de amor e fidelidade inabaláveis. Na Bíblia você também pode aprender sobre isso através da leitura dos erros que as pessoas cometeram e, assim, você mesmo poderá evitar esses erros no futuro.

COMO PASSAR TEMPO COM DEUS (ASSIM COMO MOISÉS FEZ) PODE MUDAR NOSSAS VIDAS?

Passar tempo com Deus faz a gente mudar. No caso de Moisés, o seu rosto ficou brilhante. Estar na presença de Deus, orar, falar com Ele, ler a Sua Palavra, e aprender dEle, muda a gente por dentro. Ficamos cheios do Espírito de Deus e de amor. E Ele nos dá poder, força e sabedoria para viver todos os dias para Ele: “Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito" (2Coríntios 3:18). Quando você passa tempo na companhia de Deus, Ele começa a fazer mudanças no seu interior e você se torna cada vez mais parecido com Ele, inclusive no caráter.

Preview_Last-Supper_edited.jpg

Chris está ficando metido porque a sua banda foi convidada para se apresentar num show tipo o Ídolos, que se chama A Melhor Banda do Mundo. Para dar um jeito nisso, o SUPERBOOK transporta as crianças para Jerusalém e Chris aprende com Jesus que, mesmo sendo Jesus um homem famoso, Ele era humilde e servia os outros. Durante a Última Ceia, a galera retorna pra casa e Chris faz uma grande mudança em sua atitude para com o próximo.

 

Assista aqui ou visite: www.br.superbook.cbn.com 

A Última Ceia

LIÇÃO:

Jesus é um Rei verdadeiro, pois Ele serve as pessoas e pede que nós façamos o mesmo.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE SER HUMILDE?

Às vezes é bem difícil não ficar orgulhoso, especialmente quando as pessoas aplaudem as coisas que você faz bem. Em 1 Pedro 3:8, Pedro encoraja os cristãos a serem "humildes uns com os outros". A humildade é uma característica ou valor que agrada a Deus. Ele detesta o orgulho (Provérbios 16:5). Jesus disse em Lucas 18:14 que aqueles que são humildes serão exaltados. Em Romanos 12:3, você é encorajado a “não pensar que você é melhor do que realmente é.” Não fique mostrando ou tentando provar que você é melhor que os outros.

COMO DEVEMOS NOS PORTAR NA IGREJA E NA PRESENÇA DE DEUS?

As pessoas que creem em Jesus são chamadas de Sua "Igreja", e Deus promete estar presente em Espírito onde quer que sua igreja se reúna. Nós geralmente separamos prédios ou lugares para que a igreja se reúna e adore a Deus - e nós também chamamos esses locais de "igreja". Como Cristãos, nós podemos respeitar e honrar a Deus através da forma como falamos e como nos comportamos. Em um lugar de adoração, nós mostramos respeito tratando o lugar como "casa de Deus". (Mas lembre-se: Deus não mora num prédio; Ele vive em Seu povo!) Algumas das pessoas na Bíblia que experimentaram a presença de Deus foram Moisés (Êxodo 3), Paulo (Atos 9:3-8), e as 5.000 no Pentecostes (Atos 2).

DEVEMOS DAR A DEUS O NOSSO MELHOR?

A mulher imoral usou um jarro de perfume caro para "ungir" Jesus antes de Seu enterro. (Lucas 7:44-48) Alguns discípulos acharam que isso era um desperdício de dinheiro, mas ela deu um precioso presente para Jesus. Nada é mais importante do que dar a Deus o nosso melhor. Honre-o e coloque-o em primeiro lugar em tudo aquilo que você faz (Provérbios 3:9)

O QUE A VIDA DE JESUS E AS SUAS PALAVRAS NOS REVELAM SOBRE A ATITUDE DE SERVIR O PRÓXIMO?

Quando Ele fez o trabalho de um servo ao lavar os pés dos discípulos, Jesus nos deu um exemplo de como servir ao próximo de maneira altruísta. Em vez de sempre tentar ser o "número um", Jesus quer que a gente se comporte de modo diferente. Ele ensina que “o mais importante deve ser como o menos importante; e o que manda deve ser como o que é mandado." (Lucas 22:26) E uma de Suas ordens para nós é “façam o que eu fiz." (João 13:15)
O serviço frequentemente requer sacrifício. Jesus pagou o sacrifício definitivo quando Ele morreu por nós na cruz. Em Mateus 20:28, Jesus disse: “Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.

POR QUE OS CRISTÃOS TOMAM CEIA? 

Os seres humanos muitas vezes esquecem das coisas. Eles esquecem as coisas boas que fazem uns pelos outros - e algumas vezes se esquecem das coisas boas que Deus faz por eles. Ao usar o pão e o vinho, Jesus nos deu algo para nos ajudar a lembrar de Sua morte sacrificial. As igrejas Cristãs celebram a ceia durante os cultos para obedecer à ordem de Jesus que é "Lembrem-se" (1 Coríntios 11:24-25).
Lembre-se do amor de Deus e do sacrifício de Jesus sempre que você puder. Memorize e lembre-se de João 3:16: "Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nEle crer não morra, mas tenha a vida eterna."

Jesus_Preview_edited.jpg

Chris está discutindo com sua mãe, Phoebe. O SUPERBOOK intervém, e num episódio especial, leva Chris, Joy, Gizmo e Phoebe de volta no tempo para um encontro com Maria, mãe de Jesus, na época da crucificação de seu filho. Quando o Superbook traz a família de volta pra casa, Chris se desculpa pela discussão e o relacionamento deles é restaurado. João 19

 

Assista aqui ou visite: www.br.superbook.cbn.com 

Ele Está Vivo

A ressurreição de Jesus

LIÇÃO:

Jesus é um Rei verdadeiro, pois Ele serve as pessoas e pede que nós façamos o mesmo.

POR QUE VOCÊ DEVE ORAR QUANDO ENFRENTA UMA SITUAÇÃO DIFÍCIL?

Siga o exemplo de Jesus e ore quando enfrentar uma situação difícil. Deus prometeu que vai lhe responder, vai estar perto e vai guiar você. Memorize versículos sobre a ajuda de Deus e use-os em suas orações. Por exemplo: Josué 1:9 - "Seja forte e corajoso. Não fique desanimado, nem tenha medo. Porque eu, o SENHOR seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for.” Salmos 121:2 - “Meu socorro vem de Deus, que fez o céu e a terra.” 1 João 3:22 - “Recebemos dEle tudo o que pedimos, porque obedecemos aos Seus mandamentos e fazemos o que agrada a Ele.”

A VIDA DE JESUS É UM BOM EXEMPLO DE SUBMISSÃO À VONTADE DE DEUS?

No Jardim do Getsêmani, Jesus disse aos homens que O prenderam que Ele poderia pedir ao Seu Pai milhares de anjos para protegê-Lo, mas isso impediria o cumprimento das Escrituras (Mateus 26:54). Jesus se submeteu à vontade e aos planos de Deus para Sua vida. Você pode seguir o exemplo de Jesus ao saber que Deus tem um plano para sua vida, e se submeter à vontade do Senhor ao invés de tentar fazer as coisas por si mesmo.

JESUS FOI UM MODELO DE COMO PERMANECER FIRME FRENTE À OPOSIÇÃO?

Sim. A vida de Jesus é um exemplo de como podemos permanecer calmos e firmes quando enfrentamos oposição. Ser acusado falsamente e ver as pessoas rindo ou zombando de você pode ser doloroso, mas Jesus entende isso, pois Ele mesmo passou por esta situação. Jesus também ensina que você deve "dar a outra face" (Mateus 5:39), amar seus inimigos (Lucas 6:27), e perdoar aqueles que fizeram algo contra você (Mateus 6:12). Abençoe aqueles que se opõem a você e ore por eles (Romanos 12:14). Quando você enfrentar oposição, fique firme, coloque toda a armadura de Deus (Efésios 6:10-17), e "resista ao diabo" (Tiago 4:7).

COMO JESUS PODE NOS CONECTAR A DEUS?

No livro de Romanos, em especial, você vai encontrar a verdade que mostra que o seu pecado o separa de Deus - mas Jesus, através de Sua morte sacrificial na cruz, faz com que seja possível que você tenha um relacionamento com Deus.

 

  • Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus (Romanos 3:23).

  • Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor (Romanos 6:23).

  • Mas Deus mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado (Romanos 5:8).

  • Se você disser com a sua boca: "Jesus é Senhor" e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo (Romanos 10:9).


Esta Super Verdade também está expressa de forma bem clara nos seguintes versos: Colossenses 1:20: “Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta pra Si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte de Seu Filho na cruz e assim trouxe de volta pra Si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu.” João 1:12: “Porém alguns creram nEle e O receberam, e a estes Ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus.”

POR QUE VOCÊ DEVE FALAR AOS OUTROS SOBRE JESUS? 

Os Cristãos acreditam num Salvador ressurreto. Jesus é o Filho de Deus que ressuscitou dentre os mortos e está vivo. Seu túmulo está vazio. Sua fé não está em alguém que morreu ou num ídolo de pedra, mas numa pessoa viva, que ama você e está presente em você através de Deus, o Espírito Santo. Obedeça Jesus e diga aos outros que Ele está vivo. Leve adiante as boas novas. Fale sobre Ele para as pessoas em todos os lugares (Atos 1:8). Em Mateus 28:19-20, Jesus encoraja seus seguidores: "Vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos." É isso que chamamos de 'A Grande Comissão'.

bottom of page